Atendimento ao cliente: 5 dicas para implementar no marketing digital
O atendimento ao cliente deve ser algo formidável em toda empresa seja qual for seu porte. Tal função e característica entra na categoria de experiência do cliente e percepção de compra, itens que para muitas pessoas, entram como fundamentais na hora da compra.
Ao pensar no marketing digital, a dificuldade entra por dois motivos:
- Diferença da abordagem entre espaço físico e mídias digitais
- Forma de linguagem nas plataformas digitais
Vamos entender melhor?
-
Atendimento ao cliente: Físico x Mídias Sociais
A experiência na hora da compra no espaço físico possui diversos apelos e chances para você agradar o cliente. Recepção, agradabilidade do ambiente, comunicação, suporte dentre outros. Nas mídias sociais, nem sempre é assim, afinal seu perfil digital já é seu mostruário e sua recepção. Assim, é importante que você consiga manter um padrão ao atendimento.
Existem casos de que nas lojas físicas, os clientes recebem excelente atendimento, conseguem descontos ou bônus, mas quando vão às plataformas digitais, a resposta demora, os preços são bastantes fixos e a percepção do atendimento cai. Bem, isso não é nada bom.
Um bom atendimento ao cliente deve fazer parte da sua bandeira como empresa e com isso manter um padrão de qualidade em todas as plataformas de comunicação. Por isso, certifique-se de que você tem um time competente, infraestrutura adequada e todos os elementos capazes de fornecer um item tão primordial para seu negócio.
-
Forma de linguagem nas plataformas digitais
Outro erro comum é confundir o informal que às vezes o digital permite com a comunicação do seu negócio. Por mais que você conheça alguns clientes e tenha proximidade com seu público, atente-se à forma como você se comunica.
Além disso, responder comentários ou directs pode parecer agressivo ou direto demais. Afinal, o digital nem sempre fica tão claro o tom e intenções. Então, algo para analisar e ter atenção é na linguagem!
Agora que você entendeu dois pontos relevantes da diferença entre atendimento ao cliente no físico e nos meios digitais, vamos às 5 dicas para você implementar e tirar de letra este item que faz a diferença:
1.Tempo de resposta e atendimento
Nas plataformas digitais, o tempo para tirar dúvidas ou procura de informações é outro. São comentários e directs que nem sempre é fácil acompanhar. Entretanto, o público está esperando uma resposta rápido e prática. Por isso, não deixe de olhar seus portais diariamente.
Uma dica mais incisiva, invista em um profissional para gerir suas mídias sociais e para comunicação.
2. Deixe claro os horários de atendimento
Indo baseado no item anterior, deixe claro os horários que o cliente terá uma resposta. Hoje já podemos contar com mensagens automáticas. Assim, você não gera expectativas, não dá um tom de descaso e consegue uma comunicação prévia.
3. Comunique-se após a compra
Nas mídias sociais é possível você fazer isso. Repost, vídeos com depoimentos, prints da opinião do cliente e até mesmo uma mensagem no direct perguntando se tudo deu certo. Enfim, o atendimento deve ser com o foco na compra, mas também sempre no objetivo da fidelização
4. Tenha paciência sempre!
Sempre vai existir aquele cliente que você posta uma arte explicativa e o primeiro comentário é uma informação contida no post. Tenha paciência. Seja cordial. Repita várias vezes, sempre de forma educada. Afinal, mudar a imagem se mau atendimento ou explicar o que realmente aconteceu nem sempre é fácil e pode ser custoso pra você. Por isso, seja paciente!
5. Assuma erros
Tanto no lado físico quanto no virtual, é possível assumir erros. Mas, nas plataformas digitais retratações públicas ganham mais força e podem ser um portal para transparência e que sua empresa está disposta a crescer com os erros. Por isso, teve algum erro, equívoco ou uma situação delicada? Assuma, comunique-se e compartilhe. Isso também faz parte do atendimento ao cliente e mostra que você se importa com seu público.
Quer ficar por dentro do marketing digital e lançamento de infoprodutos? Siga a Idealistic nas mídias sociais