De modo geral, o conceito de funil de vendas quer dizer um conjunto de etapas e gatilhos cujo foco central é dar suporte a jornada da construção de personas de um negócio. Com isso, podemos considerar um funil de vendas tudo aquilo que passa por um processo previsível e escalável, facilitando o processo de busca por um cliente e sua tomada de decisões.
Para um funil de vendas ter uma probabilidade maior de acertos, é necessário que ele esteja unido ao marketing e as vendas, cada um deles com determinadas jornadas de compra, sendo elas: O aprendizado, o reconhecimento do problema, a consideração da solução e a decisão da compra.
Funil de vendas não é restrito somente a vendas complexas, ele pode ser usado em toda e qualquer ocasião conveniente ao empreendedor.
Saiba como:
É muito importante que você conheça a jornada de compra de sua persona bem como conseguir qualificar o potencial de um determinado cliente por meio das etapas do funil de vendas, com isso, diminui-se até mesmo o ciclo de cada venda.
Uma das vantagens de trabalhar com o funil de vendas é que a empresa pode conseguir gatilhos automáticos que podem converter os visitantes em Leads, qualificando esses Leads em oportunidades e por fim, transformar essas oportunidades em clientes, de modo que o marketing e as vendas comecem a trabalhar alinhadamente e com uma escala determinada, otimizando seus recursos.
Como você pode notar, o funil de vendas é muito importante para a manutenção saudável de um negócio escalável e sustentável. Afinal, ele permite que as empresas se direcionem melhor em suas ações e consigam atingir seus objetivos com uma facilidade maior, aumentando suas receitas e diminuindo o custo no processo de obtenção de clientes.
Sua empresa já possui um funil de vendas?
Quais são essas etapas e gatilhos?
Como posso começar a fazer uso do funil de vendas? Calma! Essas dúvidas serão retiradas agora mesmo.
Como você já sabe, o funil de vendas é o conjunto de etapas e de gatilhos que tem com objetivo melhorar a obtenção de clientes em uma determinada organização. As empresas que trabalham com Inbound marketing compartilham o funil de vendas com o marketing e as vendas, sendo essas etapas cada vez mais específicas.
Essas etapas consistem em:
- Aprendizado e descoberta: A primeira etapa é onde o comprador ainda não tem muito conhecimento de seu problema ou não sabe se tem uma oportunidade de negócio. Objetivo da primeira etapa é fazer com que o comprador tenha interesse em algum assunto e perceba que esse problema pode se converter em uma boa oportunidade de negócio com o auxílio do seu negócio.
- Reconhecimento do problema: É nessa etapa que o comprador sabe que tem um problema ou que tem uma oportunidade, então, ele começa a pesquisar e saber mais sobre esse problema e quais seriam as possíveis soluções para ele.
- Consideração da solução: Nesta terceira etapa, o comprador já sabe que tem uma oportunidade de negócio, um problema e que existem soluções para ele, então, ele começa a avaliar as alternativas encontradas na etapa anterior e qual dessas alternativas seria a mais conveniente para ele.
Neta etapa é interessante saber como criar um senso de urgência e transmiti-lo ao comprador, caso contrário, o comprador pode não se empenhar muito na solução de seu problema ou ele pode simplesmente buscar outra alternativa que não inclua o seu negócio.
- Decisão de compra: Nesta última etapa, o comprador está comparando todas as opções disponíveis e pesquisando quais dessas opções seria a melhor para o seu problema. É interessante ressaltar os diferenciais competitivos de cada uma dessas soluções.
Todas essas etapas compartilham uma característica em comum: o processo decisório. Quando se trata de soluções complexas ou simples, ou até mesmo em situações cotidianas que não possuem grande impacto, o funil de vendas tem um papel de grande importância.
Vou te dar um exemplo: Provavelmente você já comprou um sapato social na sua vida diversas vezes, sendo assim, as jornadas seguintes serão iniciadas diretamente pelo reconhecimento de um problema, esse problema pode ser o simples fato de que você tem poucos sapatos ou que não tem um sapato para trabalhar. Depois de levar em consideração esse problema, você passa a pensar se realmente precisa e tem necessidade de comprar um sapato agora, até que finalmente você tome a decisão de que vai comprar o sapato.
Se aplicarmos esse princípio ao seu negócio, tudo o que você precisa fazer, o tempo todo, para conquistar o seu cliente é estimular e evidenciar que ele precisa do seu produto. Essa jornada do sapato foi apenas um exemplo de baixo impacto, porque se a pessoa não gostar do sapato ela pode dá-lo de presente, trocar ou comprar outro modelo.
Mas se formos aumentando o nível e a dificuldade dessa jornada pode-se dizer que ela possui outra forma de ser vista, não é verdade? Por isso você precisa conhecer a jornada de compra do cliente quais são os seus principais objetivos para que assim você possa fazer o planejamento dessas etapas, qualificando o cliente e diminuindo o clico de vendas hesitantes, tornando-as vendas mais diretas e rápidas.
Trabalhar com o funil de vendas possibilita que as áreas do marketing e das vendas possam trabalhar de modo mais alinhado, mais eficiente e mais rápido durante o processo de aquisição de novos clientes.
Aqui na Idea somos especialistas em funil de vendas que tal bater um papo?
CEO e fundador da Idealistic , empreendedor, escritor e visionário. Apaixonado por marketing, tecnologia e empreendedorismo.
Faz isso através de um estilo de vida que conecta um profundo desenvolvimento pessoal, espiritual e profissional. Escritor do livro “O Marketing que você conhece hoje morreu”.
Se tornar um empreendedor serial de alto nível e está sempre na busca constate por uma alta performance e se conectar com o seu eu é a sua missão.