Hashtags: Entenda o poder e saiba a melhor forma de usar!
As hashtags são palavras-chaves que categorizam determinada postagem. Elas participam de um sistema de busca e organização de conteúdo online.O maior poder das hashtags é que o trânsito é bilateral, ou seja, tanto o público pode procurar determinado assunto e assim, encontrar perfis e postagens referente aqueles assuntos quanto ao categorizar tal postagem o produtor insere-se nesse sistema.
Caso você poste uma foto ao cozinha um bolo de laranja e na sua foto coloque as seguintes hashtags: #cozinha #autoral #bolo #bolodelaranja #Brasil. Você, portanto, categorizou sua postagem com palavras-chaves que a resumem. Assim, caso alguém em qualquer lugar do mundo procure por: #bolodelaranja sua postagem aparecerá na lista.
É preciso ressaltar que como estamos vivenciando um mundo na hiperconectividade, milhares de pessoas estão criando conteúdo, postando e inserindo suas hashtags.
Mas, então como se qualificar e aproveitar esse sistema de busca?
O primeiro passo é identificar em seu conteúdo qual seria o seu público. Pois,vai ser bem difícil você fazer uma mudança tendo uma estratégia generalista e sem refino. Dessa forma, você deve direcionar e agrupar seu conteúdo com o objetivo de criar audiência e ter um público-alvo. Voltando ao nosso exemplo inicial,então sua empresa vende bolos, quais seriam possíveis hashtags?
Ao pensar o seu público, você deve estudá-lo e traçar suas pesquisas ou seus desejos. Classificar suas postagens em um mix de: o que é o produto; assunto e local. Assim, poderíamos ter: #bolos #bolodelaranja #doces #cafeterias #sobremesas #Brasil# bolodatarde #amanteporbolos #seubolo #bolodelaranjacomcalda #delivery #boloemcasa
Dessa forma, você cria uma lista de hashtags e é importante manter algumas como fixas para que sejam associadas ao seu perfil e sua marca. Lembre-se também de manter uma frequência nas postagens para que você continua no rank de pesquisas.
Ok. Mas, e como realmente criar?
As hashtags são simples e gratuitas. Não é à toa que são importantes na estratégia de marketing. Para inserir uma hashtag você colocar jogo da velha e palavra em seguida. Caso você tenha mais de uma palavra ao inserir, coloque sem espaço. É tudo junto mesmo!
Colocar a hashtag no final do texto ou no primeiro comentário?
Essa é uma dúvida muito comum e até polêmica! Não existem comprovações conclusivas qual dos locais possuem maior retorno no alcance, engajamento e interações. Por isso, faça o teste com seu público. Veja qual melhor opção traz melhor resultado para você!
Erros para não cometer
Mesmo sendo algo simples, a criação das hashtags deve ser feita com cuidado e atenção. Você pode evitar alguns deslizes e garantir melhores resultados.
Separar tudo por hashtag
#Você #já #se #deparou #com #algo #assim? Pois, esse tipo de sequenciamento confunde as pessoas, torna sua legenda mais poluída e não garante um agrupamento real de conteúdo. Por isso, repense suas palavras-chave e use-as!
Menos é mais!
Sim, não precisa usar dezenas de hashtags. Basta as principais, lembre-se: produto/serviço, tema e local. Utilizar muitas hashtags pode fazer com que seu conteúdo caia como generalista e isso não é bom se você pensa em conversão!
Não usar variações
Você precisará usar variações dentro do seu tema, pois seu público não pesquisa o mesmo conteúdo da mesma forma. Um exemplo clássico é a utilização de #diadosnamorados e #vallentineday. As datas são diferentes, mas a comemoração é a mesma. Portanto, é interessante utilizar as variações que existem, inclusive em outras línguas ou gírias.
Quer mais conteúdos e ficar por dentro de tudo sobre marketing digital e infoprodutos? Não deixe de seguir a Idealistic nas Redes sociais!