Networking: Tendo sucesso através da sua rede relações
Nós todos somos influenciados por quem convivemos, assim como, influenciamos também. Desde gostos, opiniões e visão de mundo, nós estamos compartilhando e mudando o tempo todo. Essa troca está em todas as relações: afetivas, familiar, amizade e…de negócios!
Por de trás do Networking está o conceito de contágio social em que é concebido que nós somos o produto das trocas de todos nossos grupos de relações. Não é à toa que pessoas que possuem mais grupos diversos de amizades e parcerias tendem a ter um maior desenvolvimento psico-sócio-emocional.
Trazendo essa base para as relações comercial, o Networking cria um rede de conexões onde diferentes pessoas oferecem e trazem diferentes soluções na qual essa teia pode ser retroalimentada. Caso não, possui mais vantagens e benefícios.
Para entender melhor, vamos a um exemplo: Pedro possui uma loja de carros e conhece Ana que tem uma agência de marketing digital. Eles fizeram uma parceria e Ana conseguiu um super abatimento em um carro oferecendo a Pedro um serviço de gestão de mídias sociais. Por sua vez, ao compartilhar suas postagens nas mídias, Marcos que é psicólogo e muito amigo de Pedro pediu o contato de Ana. Eles fizeram uma parceria e Marcos indicou Ana para um paciente, enquanto Ana indicou Marcos para uma de suas funcionárias. Eles firmaram esse acordo de sempre se indicarem com um desconto para parceria de 10%.
Neste pequeno exemplo temos 4 pessoas interligadas com 4 serviços diferentes. Mas, agora imagine uma rede com 10, 15, 20 pessoas e mais acordos, parcerias e collabs que atraem e fidelizam clientes entre si?
O Networking nem sempre é algo tão visível, mas possui uma força magnética muito forte. Os profissionais que participam e conduzem tal rede tem vantagens pelo funil de vendas e maior alcance em pessoas que já estão procurando o serviço desejado. Outro ponto primordial é que aquela indicação geralmente feita de forma orgânica e sem outras intenções, se torna um alto potencial de conversão.
- Como construir ou participar de um Networking
- Tenha um produto ou serviço bem definido, ou seja, defina sua expertise
- Realize ações de marketing. Apresente seus produtos ou serviços
- Inicie fazendo collabs, permutas e colaborações
- Firme indicações e porcentagens de descontos para indicados
- Mantenha a qualidade profissional para os clientes que vierem através das indicações
- Crie fidelizações, pacotes e produtos exclusivos com parceiros
Um passo a passo simples, mas com alto potencial para você obter os benefícios do Networking. Algo relevante de ser discutido é você verificar se suas relações atuais serão as mesmas que você fechará negócios. Sabe aquela frase de: amigos, amigos e negócios à parte? Ter relações comerciais saudáveis e confiáveis é fundamental para o sucesso do networking. Desse modo, preparamos uma listinha do que você precisa evitar e tomar cuidado para o fazer acontecer no networking!
- Não cometa esses deslizes no Networking
- Falar mal ou espalhar fofocas de algum dos integrantes dos colaboradores
- Fazer negócios por trás ou descumprir combinados
- Não ter frequência ou “desaparecer” por longos períodos sem comunicação
- Não prestar serviços ou indicações e apenas querer receber as vantagens
É importante mensurar que da mesma forma que o networking pode impulsionar sua carreira e alavancar você como profissional também existe a possibilidade do sentido contrário. Por isso, antes de ir com tudo, avalie se você possui disponibilidade de tempo e infraestrutura para absorver novos clientes.
Quer ficar por dentro de conteúdos relacionados a infoprodutos, marketing digital e empreendedorismo? Não deixe de acompanhar a Idealistic nas mídias digitais!