SIGN IN YOUR ACCOUNT TO HAVE ACCESS TO DIFFERENT FEATURES

FORGOT YOUR PASSWORD?

FORGOT YOUR DETAILS?

AAH, WAIT, I REMEMBER NOW!
ATENDEMOS EM TODO O BRASIL | ENTRE EM CONTATO OU LIGUE PARA A GENTE (85) 4042 1119
  • English
  • Português

Idealistic

  • INÍCIO
  • QUEM SOMOS
    • Cultura
    • Manifesto
    • Seja um idealista
    • Contato
  • O QUE FAZEMOS
    • Lançamento de produtos digitais
    • Links patrocinados
  • AFILIADOS
  • MATERIAIS GRATUITOS
BLOGFALE COM UM IDEALISTA
 15 de janeiro de 2021

O boom do novo marketing político, entenda como funciona

quinta-feira, 16 agosto 2018 / Published in Branding, Inbound Marketing, Marketing digital, Marketing político, Psychographics, Redes sociais

O boom do novo marketing político, entenda como funciona12 min read

  • Compartilhamentos
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • Pinterest
  • LinkedIn

Você já deve ter visto em algum momento, seja atualmente ou a algum tempo atrás o fator Marketing Político e como isso impulsionou a carreira de Donald Trump, atual presidente dos Estados Unidos, não é mesmo?

Não?

Bom, então você está no lugar certo.

No post de hoje irei falar um pouco sobre o novo Marketing Político para você não ficar de fora de nada.

E claro, como ele influenciou 100% as urnas dos Estados Unidos quando Donald Trump venceu a sua rival e apoiada por Barack Obama, Hillary Clinton.

Se você se interessa por Marketing e está a fim de saber como que o atual presidente dos Estados Unidos conseguiu isso com essa pequena ferramenta, então esse é o momento.

Vamos lá?

Para que serve o Marketing Político?

Os tempos do Marketing Político estão mudando, assim como qualquer outra ferramenta. O clima político é sempre muito decisivo não importa em que momento ele ocorre e para que o seu candidato favorito vença, os profissionais de Marketing Político devem estar cientes dos comportamentos diferentes dos seus futuros eleitores.

Afinal de contas, é através dos eleitores que virão os votos, mesmo que nos Estados Unidos o método de votação é um pouco diferente. Alguns críticos, consideram que o Marketing Político está diferente do que antigamente se via, do qual era considerado o sistema inteiramente persuasivo para os eleitores, motivando-os a votarem no eleitor apoiado. Nos dias de hoje ele é considerado para outros apenas mais uma ferramenta que ajuda a acompanhar as demandas que os eleitores trazem.

Por exemplo, se o eleitor está mudando o seu comportamento, o profissional de Marketing Político irá identificar onde está o problema irá tentar diminuir o impacto que isso pode causar a um candidato. Marketing e política compartilham os mesmos espaços, apesar de algumas pessoas considerarem que não. Os profissionais de marketing tentam vender um produto ou serviço.

A política tenta te vender uma ideia de um determinado candidato para que você o note e vote. A persuasão é o elemento bilateral que sustenta o sucesso de ambas as práticas.

O que Donald Trump tem a ver com isso?

marketing político - USA ELECTION TRUMP 300x130 - O boom do novo marketing político, entenda como funciona

Fica então ao seu critério, culpar o presidente dos Estados Unidos ou agradece-lo pelo novo Marketing Político.

Tudo isso irá depender da sua perspectiva frente aos acontecimentos.

Donald Trump conseguiu utilizar o novo Marketing Político ao seu favor.

Assim como o Marketing Digital, o novo Marketing Político obtém estratégias que ajudam a melhorar os objetivos desejados e Donald Trump e sua equipe fez isso com o Branding, uma estratégia que tem grande impacto sobre o Marketing Político.

Trump não era o mais cotado para vencer a eleição, mas sim Hillary Clinton, apoiada por Obama. Todavia, a eleição foi a primeira na história a ir contra ao que se falava nas bocas-de-urna do país.

O candidato republicano soube aproveitar o caminho da popularidade nas mídias sociais que Barack Obama iniciou em 2008.

Ele é conhecido por liderar o caminho do uso das mídias sociais como um canal de comunicação com os eleitores.

De fato, Kori Schulman, o webmaster do governo Obama, deixou claro que nos últimos oito anos, o presidente, vice-presidente, primeira-dama e a Casa Branca conseguiram que as mídias sociais e tecnologia se envolvessem com pessoas de todo o país e até mesmo mundialmente nos assuntos mais importantes do tempo.

Tudo isso graças as pesquisas das Redes sociais.

Baixe agora o nosso e-book “Guia definitivo do Inbound Marketing” e veja como o Inbound marketing pode ajudar você a vender mais

marketing político - 5555 OK 300x158 - O boom do novo marketing político, entenda como funciona

Como a Cambridge Analytica ajudou Trump nas eleições

Uma ex-funcionária relatou ao jornal The Guardian, como Donald Trump venceu as eleições dos Estados Unidos e quais foram as técnicas utilizadas pela empresa para conseguir influenciar e direcionar os eleitores americanos com mensagens adaptadas para cada perfil sobre o candidato republicano.

Através de pesquisas intensivas, modelagem de dados e ferramentas de análise de desempenho a Cambridge Analytica conseguiu alcançar mais de 10 mil anúncios para diferentes eleitores nos meses anteriores à eleição.

Segundo os dados, esses anúncios foram vistos bilhões de vezes.

Os documentos da vitória de Trump foi apresentada a diversas metrópoles. O intuito era mostrar como a empresa conseguiu criar uma das viradas mais dramáticas e inacreditáveis da história da política moderna.

De fato, nenhuma das técnicas descritas no documento disponível era ilegal. Entretanto, o escândalo sobre a aquisição de dados por parte da Cambridge Analytica de mais de 50 milhões de usuários do Facebook está levantando o histórico de uma indústria que aprendeu como acompanhar de perto a pegada on-line e a vida cotidiana dos eleitores.

O documento contém muito pouca informação sobre como a campanha usou os dados do Facebook. Uma página, no entanto, sugere que a Cambridge Analytica conseguiu monitorar constantemente a eficácia de suas mensagens em diferentes tipos de eleitores, dando à empresa e à campanha um feedback constante sobre os níveis de engajamento em plataformas como Twitter, Facebook e Snapchat.

A ex-funcionária disse que a campanha de Hillary Clinton reservou o espaço na plataforma de hospedagem de vídeos do Google, mas estava tão confiante na vitória que desistiu, a equipe da Cambridge Analytica aproveitou então para pegar o espaço para si.

A campanha Trump aproveitou também a oportunidade, mostrando dois anúncios diferentes para diferentes categorias de eleitores de acordo com as informações geográficas detalhadas dos visitantes da página inicial do YouTube.

Eleitores em áreas onde as pessoas provavelmente seriam a favor de Trump viram uma imagem triunfante do candidato, mostrando o caminho da assembleia mais próxima para votar.

Aquelas cujas informações geográficas sugeriam que não eram a favor de Trump, como eleitores indecisos, foram mostradas fotos de seus principais apoiadores.

Anúncios no Facebook, Twitter, Google e o aplicativo de compartilhamento de músicas Pandora foram usados para ajudar a convencer 35.000 eleitores a instalar um aplicativo usados pelos eleitores a favor de Trump.

De acordo com a apresentação, a Cambridge Analytica e a campanha Trump também usaram uma nova técnica de publicidade oferecida pelo Twitter, lançada no início do ano eleitoral, que permitia aos clientes lançar tweets virais.

O recurso “anúncios de conversação” foi usado para incentivar os seguidores de Trump a twittar usando um conjunto de hashtags pré-determinadas.

A campanha também aproveitou uma oportunidade de anúncio oferecida pelo Snapchat, permitindo que os usuários passassem por uma página e visualizassem imediatamente uma página já pré-carregada.

Um slide mostrou como a empresa garantiu que os eleitores que buscavam as palavras “Trump Iraq War” encontrassem resultados de pesquisa pagos que fossem favoráveis à sua campanha.

“Controle a primeira impressão”, diz o slide, com uma seta apontando para um resultado da pesquisa que afirma: “Hillary votou para a guerra do Iraque – Donald Trump se opôs a isso”.

“Essa é uma questão de manipulação do Google”, disse a ex-funcionária, acrescentando que, embora uma “pessoa em geral” provavelmente não soubesse como era fácil pagar por anúncios com alta pontuação nos resultados de pesquisa do Google, essa é uma tática bastante antiga.

A influência da psychographics no novo Marketing

marketing político - demographics vs psychographics 06 - O boom do novo marketing político, entenda como funciona

As transações que foram reveladas entre Cambridge Analytica e Facebook têm todas as características de um bom filme de Hollywood: um CEO estilo vilão, um bilionário recluso, um ingenuo e um denunciante conflituoso, um moderno cientista de dados que se tornou político, um acadêmico com aparente ética questionável e, claro, um presidente triunfante e sua família influente.

A maior parte da discussão é sempre sobre como a Cambridge Analytica conseguiu obter dados sobre mais de 50 milhões de usuários do Facebook – e como alegadamente não conseguiu excluir esses dados quando foi instruída a fazer.

Mas há também a questão sobre o que a Cambridge Analytica realmente fez com os dados obtidos através do Facebook.

Na verdade, a abordagem da empresa de análise de dados representa uma mudança na maneira como a análise pode hoje ser usada como uma ferramenta para gerar insights – e exercer influência.

Por exemplo, os pesquisadores de opinião há muito tempo usam a segmentação para determinados grupos de eleitores, como por meio da categorização de públicos-alvo por gênero, idade, renda, escolaridade e tamanho da família, assim como qualquer outra forma de Marketing quando se cria uma persona.

Os segmentos também podem ser criados em torno de afiliações políticas ou preferências de compra.

A equipe de análise de dados que a candidata presidencial Hillary Clinton usou em sua campanha de 2016 – batizada de Ada com o matemático do século XIX e pioneiro da computação – usou técnicas de segmentação de última geração para atingir grupos de eleitores qualificados da mesma forma que Barack Obama havia feito quatro anos antes.

A Cambridge Analytica foi contratada para a campanha Trump e forneceu uma arma totalmente nova para a equipe eleitoral.

Embora também usasse segmentos demográficos para identificar grupos de eleitores, como a campanha de Clinton, o Cambridge Analytica também segmentou usando psicografia.

Psicografia são comportamentais – um meio definir detalhes da personalidade. Como definições de classe, educação, emprego, idade e assim por diante, os dados demográficos são apenas informativos.

Isso faz muito sentido.

É óbvio que duas pessoas com o mesmo perfil demográfico (por exemplo, brancos, de meia-idade, empregados, homens casados) podem ter personalidades e opiniões diferentes.

Também sabemos que adaptar uma mensagem à personalidade de uma pessoa – sejam elas abertas, introvertidas, argumentativas etc. – ajuda muito a transmitir essa mensagem.

Entendendo melhor as pessoas

Tradicionalmente, existem dois caminhos para determinar a personalidade de alguém.

Você pode conhecê-los muito bem – geralmente durante um longo período de tempo ou pode levá-los a fazer um teste de personalidade e pedir para eles compartilhar com você coisas da vida.

Nenhum desses métodos é realisticamente aberto a pesquisadores.

A Cambridge Analytica encontrou uma terceira via, com a assistência de dois acadêmicos da Universidade de Cambridge.

O primeiro, Aleksandr Kogan, vendeu a equipe o acesso a 270 mil testes de personalidade completados por usuários do Facebook através de um aplicativo online que ele criou para fins de pesquisa.

Fornecer os dados ao Cambridge Analytica foi, ao que parece, contra o código interno de conduta do Facebook, mas só agora em março de 2018 Kogan foi banido pela plataforma.

Além disso, os dados de Kogan também vieram com um bônus: ele havia coletado os dados do Facebook dos amigos dos participantes do teste – e, em média, 200 amigos por pessoa, que somavam cerca de 50 milhões de pessoas.

No entanto, esses 50 milhões de pessoas nem todos fizeram testes de personalidade.

Ou seja, se você escolhe gostar de retratos do pôr-do-sol ou filhotes de cachorro, essas escolhas dizem muito sobre a sua personalidade.

Tanto, na verdade, que, com base em 300 curtidas, esse modelo é capaz de prever o perfil de personalidade de alguém com a mesma precisão que um marido, namorada ou mulher.

Anúncios diferentes para todos

marketing político - links patrocinados 300x120 - O boom do novo marketing político, entenda como funciona

Aleksandr Kogan (o professor por trás do escândalo da Cambridge Analytica) desenvolveu as ideias de Michal Kosinski, as melhorou e fez um acordo com a Cambridge Analytica.

Com todo esse poder combinada com dados adicionais coletados em outros lugares – a Cambridge Analytica criou perfis de personalidade para mais de 100 milhões de eleitores registrados nos EUA.

Dizem que a empresa usou esses perfis para fazer a publicidade direcionada, que mencionamos acima, onde cada perfil de eleitor recebia um anuncio diferente.

No Facebook essas pessoas não precisam ver o mesmo anúncio – cada um verá um anúncio personalizado de acordo com as suas características e o que gostam, seja votando em um candidato, não votando em um candidato ou participando de ações voluntarias.

A Cambridge Analytica trabalhou muito para desenvolver dezenas de variações de anúncios sobre diferentes temas políticos, como imigração, economia e direitos de armas, todos adaptados a diferentes perfis de personalidade.

Não há provas que a equipe de Clinton tinha acesso a essas mesmas ferramentas.

A eficácia do novo Marketing Político

Depois desse post, acredito que ficou claro para você a eficácia do novo Marketing Político e como ele se deu super bem dentro da política do Donald Trump, não é mesmo?

Mas, o que você acha?

O novo Marketing Político é mesmo um método persuasivo e pode causar grandes problemas para as futuras eleições ou você acha que Donald Trump encontrou apenas mais uma forma de expor as suas ideias como candidato e acabou se saindo muito bem.

A análise comportamental e o perfil psicológico estão aqui para ficar, não importa o que aconteça com o Cambridge Analytica – que criticou fortemente o que podemos chamar de “falsas alegações na mídia”.

De certa forma, industrializa o que os bons vendedores e usuários de Marketing Digital sempre fizeram, ajustando sua mensagem e entrega à personalidade de seus clientes.

Nós da Idealistic somos uma agência especializada em Marketing político, recentemente fizemos a campanha da chapa 1 (Renovação com experiência) vencedora das eleições do CREMEC 2018 que contou com o nosso trabalho, conseguimos alcançar, desde o começo da campanha, mais de 140 mil pessoas em todo o Ceará por meio de ações estratégicas do novo marketing politico usando psychographics e assim conseguimos levar a chapa 1 a vitoria. Saiba mais nesse artigo, basta clicar no link. – CREMEC elege novos conselheiros após décadas sem disputa eleitoral.

Quer mudar a maneira de fazer o seu Marketing politico? Entre em contato com um Idealista

FALAR COM UM IDEALISTA

 

Andre Ambrósio marketing político - foto quadradaaaaaaaaaaa - O boom do novo marketing político, entenda como funciona
Andre Ambrosio

CEO e fundador da Idealistic , empreendedor, escritor e visionário. Apaixonado por marketing, tecnologia e empreendedorismo.

Faz isso através de um estilo de vida que conecta um profundo desenvolvimento pessoal, espiritual e profissional. Escritor do livro “O Marketing que você conhece hoje morreu”.

Se tornar um empreendedor serial de alto nível e está sempre na busca constate por uma alta performance e se conectar com o seu eu é a sua missão.

andreambrosio.com.br/
  • Compartilhamentos
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • Pinterest
  • LinkedIn

What you can read next

Por que devo trabalhar com Inbound Marketing na minha empresa
7 Aplicativos Para Turbinar o seu Instagram
A importância da sua empresa ter Planejamentos

Search

Postagens recentes

  • 10 grandes dicas sobre marketing digital para autônomos - ilustracao do conceito 114360 985 150x150 - 10 grandes dicas sobre marketing digital para autônomos

    10 grandes dicas sobre marketing digital para autônomos

  • por dentro de um funil de vendas eficiente - funil de marketing 150x150 - Por dentro de um Funil de Vendas Eficiente

    Por dentro de um Funil de Vendas Eficiente

  • organização de tarefas e demandas: você sabe o que é prioridade? - Organiza    o de tarefas e demandas Voc   sabe o que    prioridade 150x150 - Organização de tarefas e demandas: Você sabe o que é prioridade?

    Organização de tarefas e demandas: Você sabe o que é prioridade?

Fique ligado!
Receba as melhores dicas sobre Marketing digital

QUEM SOMOS

Cultura

Manifesto

Afiliados

Seja um Idealista

Contato

 

O QUE FAZEMOS

Inbound marketing

Lançamento de produtos digitais

Criação de sites

E-mail marketing

Links patrocinados

Mais

 

CONTEÚDOS

Materiais gratuitos

Nosso blog

PRINCIPAIS CATEGORIAS

Inbound marketing

Lançamento de produtos digitais

Marketing digital

Política de privacidade

Termos de uso

 

Fortaleza - Brasil

R. E, 92 - Sala 104 - Cajazeiras, Fortaleza - CE, 60867-464

✆ (85) 4042 1119

São Paulo - Brasil

Em breve

Flórida - USA

Em breve

Atendemos em todo o Brasil e fora do país também, entre em contato.

 

 

FALE COM UM IDEALISTA

Copyright © 2017-2020 Idealistic negócios digitais LTDA | Especialistas em lançamentos de produtos digitais e tráfego pago. Todos os direitos reservados. 

TOP
Como a maioria dos grandes sites, para que o nosso site possa funcionar corretamente, instalamos pontualmente no seu computador ou dispositivo móvel pequenos arquivos denominados cookies
Aceitar
Ler mais
Configurações de cookie
Cookie Box Settings
Cookie Box Settings

Configurações de privacidade

Decida quais os cookies que deseja permitir. O utilizador pode alterar estas configurações em qualquer momento. No entanto, por vezes pode obter visualizações ou resultados indisponíveis. Para obter informações sobre como excluir os cookies, consulte a função de ajuda do seu navegador. SAIBA MAIS SOBRE OS COOKIES QUE USAMOS.

Abaixo selecione uma das opções:

  • Block all
  • Essential
  • Functionality
  • Analytics
  • Advertising

Este site irá

  • Essencial: Lembrar configuração de permissão de cookies
  • Essencial: Permitir cookies de sessão
  • Essencial: Guarda informações inseridas em formulários de contacto, newsletter e outras formas em todas as páginas
  • Essencial: Acompanhe o que você insere no carrinho de compras
  • Essencial: Autenticar que você está logado em sua conta de usuário
  • Essencial: Lembre-se da versão do idioma que você selecionou

Este site não irá

  • Lembrar os seus detalhes de login
  • Funcionalidade: Lembrar configurações das redes sociais
  • Funcionalidade: Lembrar a região e país
  • Analytics: Acompanha as páginas visitadas e a interacção realizada
  • Analytics: Acompanha a localização e região com base no número de IP
  • Analytics: Acompanha o tempo gasto em cada página
  • Analytics: Aumentar a qualidade dos dados de estatísticos
  • Publicidade: Personalizar a informação sobre a publicidade dos seus interesses, com base no conteúdo que visitou anteriormente. (atualmente não usamos segmentação ou segmentação de cookies)
  • Publicidade: Guardar informações pessoais e identificáveis, tais como nome e localização

Este site irá

  • Essencial: Lembrar configuração de permissão de cookies
  • Essencial: Permitir cookies de sessão
  • Essencial: Guarda informações inseridas em formulários de contacto, newsletter e outras formas em todas as páginas
  • Essencial: Acompanhe o que você insere no carrinho de compras
  • Essencial: Autenticar que você está logado em sua conta de usuário
  • Essencial: Lembre-se da versão do idioma que você selecionou
  • Funcionalidade: Lembrar configurações das redes sociais
  • Funcionalidade: Lembrar a região e país

Este site não irá

  • Analytics: Acompanha as páginas visitadas e a interacção realizada
  • Analytics: Acompanha a localização e região com base no número de IP
  • Analytics: Acompanha o tempo gasto em cada página
  • Analytics: Aumentar a qualidade dos dados de estatísticos
  • Publicidade: Personalizar a informação sobre a publicidade dos seus interesses, com base no conteúdo que visitou anteriormente. (atualmente não usamos segmentação ou segmentação de cookies)
  • Publicidade: Guardar informações pessoais e identificáveis, tais como nome e localização

Este site irá

  • Essencial: Lembrar configuração de permissão de cookies
  • Essencial: Permitir cookies de sessão
  • Essencial: Guarda informações inseridas em formulários de contacto, newsletter e outras formas em todas as páginas
  • Essencial: Acompanhe o que você insere no carrinho de compras
  • Essencial: Autenticar que você está logado em sua conta de usuário
  • Essencial: Lembre-se da versão do idioma que você selecionou
  • Funcionalidade: Lembrar configurações das redes sociais
  • Funcionalidade: Lembrar a região e país
  • Analytics: Acompanha as páginas visitadas e a interacção realizada
  • Analytics: Acompanha a localização e região com base no número de IP
  • Analytics: Acompanha o tempo gasto em cada página
  • Analytics: Aumentar a qualidade dos dados de estatísticos

Este site não irá

  • Publicidade: Personalizar a informação sobre a publicidade dos seus interesses, com base no conteúdo que visitou anteriormente. (atualmente não usamos segmentação ou segmentação de cookies)
  • Publicidade: Guardar informações pessoais e identificáveis, tais como nome e localização

Este site irá

  • Funcionalidade: Lembrar configurações das redes sociais
  • Funcionalidade: Lembrar a região e país
  • Analytics: Acompanha as páginas visitadas e a interacção realizada
  • Analytics: Acompanha a localização e região com base no número de IP
  • Analytics: Acompanha o tempo gasto em cada página
  • Analytics: Aumentar a qualidade dos dados de estatísticos
  • Publicidade: Personalizar a informação sobre a publicidade dos seus interesses, com base no conteúdo que visitou anteriormente. (atualmente não usamos segmentação ou segmentação de cookies)
  • Publicidade: Guardar informações pessoais e identificáveis, tais como nome e localização

Este site não irá

  • Lembrar os seus detalhes de login
Guardar & Fechar